Memorial CBLAOT

Conheça aqui um pouco mais da nossa história... Desde a criação do CBLAOT, em 2017. Embora jovem, nossa instituição possui conquistas marcantes para a representatividade acadêmica e no contexto da Ortopedia brasileira, clique e conheça mais as nossas memórias.

O Comitê Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia - CBLAOT, nasceu em 2017, da iniciativa da acadêmica Neuza Gabriella da LATOPA, que encontrou o apoio de outros acadêmicos de vários Estados do Brasil e, durante o 49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (49º CBOT), em Goiânia - GO, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, se juntaram para formar o embrião do que hoje conhecemos como CBLAOT. Naquele momento, reuniram-se em Assembleia, todos os alunos que acreditaram na ideia e concretizaram a proposta de agrupar em uma única entidade representativa, as ligas acadêmicas brasileiras, de modo a aproximar os estudantes que se identificam com a área ortopédica, somar forças e alçar voos em distâncias cada vez maiores. Foram então definidos os cargos, elaborados os artigos que atualmente compõem nosso Estatuto e associadas as primeiras ligas de ortopedia do país e um só lugar!

Diretoria fundadora, gestão 2017-2018

(49º CBOT, Goiânia - GO)

Diretoria da Gestão 2018-2019

(50º CBOT, Rio de Janeiro - RJ)

No ano seguinte (2018), com maior consolidação, atividades bem definidas e organização no modus operandi, fomos agraciados com o reconhecimento da instituição pela Drª Patrícia Fuchs, à frente da SBOT naquele ano. O reconhecimento foi reafirmado durante solenidade realizada no então 50º CBOT, na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Agora, fazíamos parte de algo maior, que atuava em conjunto com a Comissão de Ensino e Graduação da SBOT Nacional. Na ocasião, ocorreu a troca de gestão, com votação em espaço próprio no congresso, destinado somente para utilização do Comitê, onde também foram apresentados os temas-livres das ligas, algo que conquistamos e ainda hoje perdura nos congressos SBOT.

Em 2019, durante o 51º CBOT, realizado em Fortaleza - CE, tivemos novamente a oportunidade de desfrutar de um grande espaço destinado aos acadêmicos, com apresentação dos trabalhos no formato de e-poster, apresentações orais e definição da nova diretoria, através de Assembleia geral ao final do evento. Foi também, o ano em que surgia a nova Subcomissão das Ligas da CEG SBOT, o que estreitou ainda mais nossos laços com a instituição e facilitou a comunicação. Teve início a gestão 2019-2020, um ano marcado por adaptações devido ao Sars-Cov-2. Foi um ano de bastante planejamento, muitos eventos à distância, porém com realizações importantes, como as iniciativas do "Carnaval sem Traumas", "#EnsinoCBLAOT" trazendo os conteúdos da ortopedia para as mídias sociais e o "Nossa União Faz a Diferença", que mesmo diante das dificuldades impostas, fez parte do nosso calendário.

Diretoria da gestão 2019-2020.

(51º CBOT, Fortaleza - CE)

Infelizmente, por ocasião da pandemia de Covid-19, em 2020, o congresso anual da SBOT teve que ser realizado por plataformas digitais à distância e, excepcionalmente neste ano, o CBLAOT não pôde realizar sua Assembleia durante o evento. Para minimizar os transtornos, a eleição da diretoria que irá compor a gestão 2020-2021 foi realizada online por meio de vídeo-chamada coletiva.

LIGAS FUNDADORAS DO COMITÊ


LATOPA (Belém - PA)

LAOT UNIPAM (Patos de Minas - MG)

LAOT UNILAGO (São José do Rio Preto - SP)

LAOT UNIUBE (Uberaba - MG)

LAOT UFBA (Salvador - BA)

LOT-AM UFAM (Manaus - AM)

Ortop-liga UNIRV (Rio Verde - GO)

LOT-DF UCB (Brasília - DF)

LANOT UNIMONTES (Montes Claros - MG)